Nem todos os frigoríficos funcionam no mesmo padrão. Tenha em atenção que os aparelhos de maiores dimensões têm de funcionar durante períodos de tempo mais longos. Se acha que o seu aparelho está a funcionar com demasiada frequência ou durante demasiado tempo, verifique se um dos seguintes pontos está a causar o problema.
Verificar a temperatura ambiente
Se a temperatura ambiente for demasiado elevada, o frigorífico pode ter de funcionar durante períodos mais longos. Certifique-se de que o frigorífico não está localizado próximo de uma fonte de calor, como radiadores, a placa ou o forno. Se for este o caso, coloque o frigorífico noutro local.
Evitar abrir a porta com demasiada frequência ou mantê-la aberta durante muito tempo
Para manter a temperatura interior estável, evite abrir as portas do aparelho com demasiada frequência ou mantê-las abertas durante demasiado tempo. Certifique-se de que os alimentos ou outros itens não estão a impedir que as portas fechem corretamente.
Aparelho instalado ou carregado recentemente
O aparelho demora mais tempo a atingir a temperatura ideal se tiver sido carregado ou instalado recentemente. Isto é normal.
Evitar colocar alimentos quentes no interior do aparelho
O frigorífico demora mais tempo a estabilizar a temperatura interior quando é carregado com alimentos quentes. Aguarde que os alimentos arrefeçam antes de os colocar no aparelho.
Verificar os vedantes das portas quanto a folgas, fissuras ou rasgões
O ar frio no interior do aparelho tem de ser devidamente isolado da temperatura exterior. Verifique os vedantes da porta para confirmar se existem folgas entre estes e o frigorífico. Se encontrar alguma folga, ajuste o vedante da porta puxando-o cuidadosamente para fora da porta com os dedos.
Se as portas não estiverem a vedar corretamente, experimente limpar o vedante com uma esponja ou um pano macio e água morna. Evite utilizar produtos de limpeza abrasivos, pois estes podem danificar os vedantes. Se uma vedação estiver solta ou rachada, deve ser reparada ou completamente substituída. Se suspeitar que é este o caso, contacte um agente de assistência autorizado.
Verificar a definição de temperatura
O frigorífico pode ter sido regulado para uma temperatura inferior à necessária. A temperatura recomendada é de cerca de 4 °C a 5 °C para o frigorífico e de cerca de -18 °C para o compartimento do congelador. Verifique a definição e ajuste-a, se necessário.
Verificar se existe acumulação de gelo
Verifique se existe acumulação de gelo no compartimento do congelador. Se as paredes interiores tiverem gelo visível, o aparelho pode estar a trabalhar mais do que o necessário para atingir ou manter a temperatura ideal. Neste caso, terá de descongelar manualmente o compartimento do congelador.
Para obter mais informações sobre como descongelar o congelador, consulte o manual do utilizador. Se tiver dificuldades em encontrar o seu manual, transfira-o aqui utilizando o número de modelo do seu produto.
Os frigoríficos combinados Beko com tecnologia 3 Zone No Frost e NeoFrost™ Dual Cooling evitam a acumulação de gelo, para que não tenha de os descongelar manualmente. Tenha em atenção que o aparelho pode funcionar durante mais tempo quando a função de descongelação automática estiver a ser utilizada.
Verificar se a função de congelamento rápido está ligada
A função Fast Freeze nos frigoríficos combinados Beko permite um congelamento rápido e uma produção mais rápida de gelo. É normal que o frigorífico funcione durante mais tempo quando a função Fast Freeze está ativada. Se não a cancelar, a função Fast Freeze cancela-se automaticamente após 8 horas ou quando o compartimento do congelador atinge a temperatura pretendida.