A primeira coisa a fazer é descobrir a origem da fuga. Veja se uma das seguintes indicações resolve o problema.
Verificar se o recipiente de drenagem está cheio
A água recolhida durante o descongelamento vai para o recipiente de drenagem, que normalmente está próximo da parte inferior do frigorífico. Se o aparelho não estiver equilibrado, pode derramar água deste recipiente.
Tente oscilar o frigorífico muito lentamente para ver se está desequilibrado. Se for fácil de oscilar, não está equilibrado. Pode nivelá-lo facilmente aparafusando as bases para cima ou para baixo até estar equilibrado. Tenha em atenção que o chão também deve estar nivelado. Reposicione o aparelho, se necessário.
Verificar se a fuga tem origem no interior, atrás dos compartimentos transparentes
A água recolhida durante a descongelação pode passar por um tubo no interior do aparelho. Este tubo alcança um dreno sob os compartimentos transparentes. Retire os compartimentos transparentes para verificar se a fuga tem origem neste dreno. Se existir aqui uma poça de água, provavelmente significa que há uma obstrução no dreno.
Pode tentar desobstruir o dreno com um dispositivo adequado para desentupimento de canalização (vendido em lojas de ferragens). Introduza-o através do dreno, empurre-o até entrar em contacto com a obstrução e rode no sentido dos ponteiros do relógio. Puxe-o para fora e repita este processo até a obstrução ser removida. Tente verter alguma água morna pelo dreno para verificar se está desobstruído.
Se o frigorífico for do tipo com tubulação, verifique as ligações de água
Se o frigorífico tiver um dispensador de água com tubulação, a fuga pode ter origem nas respetivas ligações da linha de água. Estas variam consoante o modelo. Siga as instruções apresentadas no manual do utilizador do aparelho para ver como e onde estão as ligações. Se tiver dificuldades em encontrar o seu manual, transfira-o aqui utilizando o número de modelo do seu produto. Verifique se estas ligações estão devidamente fixadas e se não estão obstruídas.