Pode ser tentador simplesmente colocar a roupa na máquina de lavar, selecionar o mesmo programa de sempre, fechar a porta e esperar pelo melhor. A verdade é que esta abordagem provavelmente não lhe permite tirar o máximo partido da sua máquina e não é certamente o melhor para a sua roupa. Felizmente, este guia explica a melhor forma de colocar a roupa na máquina a fim de obter os melhores resultados de limpeza e cuidar da sua roupa.
Separar a roupa
Colocar uma meia vermelha com uma carga de roupa branca é um erro clássico, mas serve para ilustrar a importância de separar a roupa antes de a colocar na máquina. No nível mais básico, certifique-se de que separa a roupa branca (peças de roupa predominantemente brancas ou cinzentas claras), de cores (cores pastel mais claras) e de tons escuros (cinzento escuro, azul marinho, vermelho escuro, castanho, preto). A lavagem destas peças em conjunto ajuda a preservar a respetiva cor e impede que as cores mais escuras manchem as peças mais claras.
No entanto, se quiser realmente manter a roupa nas melhores condições, verifique as etiquetas que fornecem um conjunto de símbolos que indicam como lavar e secar o artigo. A tabela abaixo apresenta uma breve descrição geral destes elementos e sugere um ciclo de lavagem correspondente.
Eis o significado de cada símbolo:
- Lavar na máquina
- Lavar na máquina, pressão permanente
- Lavar na máquina, roupa delicada
- Não lavar
- Lavar à mão
- Não centrifugar
- & 13. Temperatura da água 30 °C ou 80 °F
- & 14. Temperatura da água 40 °C ou 105 °F
- & 15. Temperatura da água 50 °C ou 120 °F
- & 16. Temperatura da água 60 °C ou 140 °F
- & 17. Temperatura da água 70 °C ou 160 °F
- & 18. Temperatura da água 95 °C ou 200 °F
Não ceda à tentação de colocar tudo o que pode na máquina de lavar – a sobrecarga reduz o desempenho de limpeza e pode até danificar a roupa, pois esta não tem espaço para se movimentar livremente. Para além disso, também pode danificar o aparelho e contactar um técnico é muito mais complicado do que fazer uma carga adicional de roupa.
Da mesma forma, a subcarga da máquina também não é uma boa prática, pois reduz significativamente a eficiência de um ciclo. O aparelho utiliza a mesma quantidade de água e energia para lavar 1/3 da carga ideal do tambor ou a carga ideal.
Consulte este guia para saber exatamente quanta roupa deve colocar na máquina de lavar. No entanto, uma boa regra a seguir é encher o tambor até cerca de 80% sem compactar as peças (isto aplica-se apenas a ciclos normais de algodão – a quantidade de roupa que pode introduzir para programas especiais varia, por isso, consulte o manual do utilizador do aparelho).
Quando se trata de colocar a roupa na máquina, coloque as peças uma a uma ou, pelo menos, certifique-se de que não estão emaranhadas. Feche todos os fechos e verifique se todos os bolsos estão vazios – não só para o bem das suas roupas, mas também da máquina de lavar! Também é recomendável verificar a etiqueta, uma vez que esta fornece quaisquer instruções especiais, como virar a peça do avesso. Se estiver a efetuar o pré-tratamento de nódoas, siga as instruções do produto específico que utilizar.
Usar a dose correta
Faz todo o sentido separar a roupa e carregar devidamente a máquina, mas se utilizar a quantidade errada de detergente, todo este trabalho foi em vão.
A dosagem depende de vários fatores – o tipo de detergente utilizado, a dureza da água, quão suja está a roupa e a dimensão da carga. A maioria dos detergentes líquidos e em pó fornece medições para cargas leves, médias e pesadas, e os conjuntos de cápsulas podem sugerir a utilização de mais do que uma cápsula.
O melhor conselho que podemos dar sobre a dosagem é que utilize as nossas máquinas de lavar roupa AutoDose. Estas doseiam o detergente automaticamente, dependendo da carga e do programa selecionado. É uma das formas mais eficientes de usar uma máquina de lavar roupa e funciona até um mês com um único abastecimento.
Apesar de poder parecer um pouco assustador ao início, estes hábitos serão vantajosos para a sua roupa e máquina de lavar.