Pode ser tentador colocar as compras no frigorífico sem qualquer organização e assumir que tudo ficará "suficientemente frio". A questão é que algumas partes do frigorífico estão mais frescas do que outras, sendo assim mais adequadas para diferentes tipos de alimentos. Se pretender obter informações sobre os locais onde deve colocar os diferentes tipos de alimentos, siga este guia prático.
Prateleiras superiores
A temperatura é um pouco mais elevada na parte superior do frigorífico, pelo que é melhor colocar aqui os alimentos que não precisam de ser cozinhados. Isto inclui alimentos como carnes cozinhadas e curadas, e sobras ou refeições previamente cozinhadas.
Prateleiras do meio
Este é o local ideal para laticínios, como leite, iogurte e queijo. Os ovos também devem ser colocados nesta prateleira, pois fornece uma temperatura agradável e constante.
Prateleiras inferiores
As prateleiras inferiores do frigorífico são as mais frias, pelo que são o melhor local para carne e peixe crus. Manter toda a carne crua numa única prateleira também ajuda a evitar qualquer contaminação cruzada.
Gavetas
É aqui que deve armazenar a fruta, os legumes, as saladas e as ervas.
Prateleiras da porta
Esta é a parte mais quente do frigorífico. Logo, os artigos com conservantes naturais, como compotas e condimentos, devem ser mantidos neste local.
Principais sugestões de armazenamento de alimentos
- Mantenha os alimentos cozinhados e crus separados, e a carne e o peixe crus embrulhados.
- Utilize recipientes de vidro sempre que puder, uma vez que o vidro retém melhor o frio.
- Defina a temperatura do frigorífico para 1 °C a 4 °C.
- Se quiser que a manteiga e o queijo permaneçam moles, pode mantê-los nas prateleiras da porta.
- Mantenha a salada e as ervas aromáticas afastadas da parede traseira do frigorífico. O frio pode congelar estes alimentos.
- Abacates, bananas, nectarinas, pêssegos, peras, ameixas e tomates devem ficar todos fora do frigorífico, uma vez que libertam gases que podem causar a deterioração de outros alimentos.