Se acabou de mudar-se para uma casa nova, se quer fazer remodelações ou simplesmente mudar os ares de uma divisão específica, existem vários truques que o ajudarão a distribuir o espaço de uma forma eficiente e adaptá-lo aos seus gostos e necessidades.
Nesta secção, vamos centrar-nos na nossa especialidade: A cozinha! Além disso, trata-se da divisão que maior protagonismo ganhou no último ano, por consequência da pandemia. Quer um primeiro conselho? Não tenha medo de inovar.
01.
A primeira coisa a fazer
É analisar as dimensões da cozinha e ver que móveis vai precisar em função do estilo de vida que tem.
02.
Se tiver uma cozinha grande,
Recomendamos que crie o denominado triângulo de trabalho, definido por três zonas concretas: confeção, lavagem e preparação da comida e armazenamento. É muito habitual criar uma ilha no centro para cozinhar, lavar ou armazenar os alimentos. Deixe pelo menos um metro de distância entre ela e o mobiliário da divisão.
Se a sua cozinha for pequena, basta que coloque os diferentes móveis e eletrodomésticos em linha. Também pode recorrer a uma distribuição em L, reservando os eletrodomésticos para o extremo da mesma, ou desenhar uma cozinha em paralelo. Não desperdice um único centímetro!
03.
Outro conselho:
Para armazenar os alimentos, pratos, copos e restantes utensílios de cozinha, tente que a maioria das gavetas e armários se situem nas partes inferiores. Por outro lado, da cintura para cima, é melhor recorrer a prateleiras que lhe permitam chegar aos objetos com facilidade, evitando sobrecarregar o ambiente.
04.
A luz contribui para uma sensação de espaço.
Por esta razão, recomendamos que as janelas estejam desimpedidas, livres de qualquer móvel de grande tamanho que possa fazer de obstáculo. À noite, utilize uma luz fria para as zonas de trabalho na cozinha e luz quente para as zonas de lazer, como a sala de jantar.
05.
Se tiver uma cozinha aberta para a sala,
Pode separar os dois espaços colocando um tapete na área destinada à sala. Assim, mesmo que seja um único espaço com um pavimento do mesmo material, como por exemplo madeira, conseguirá o equilíbrio perfeito entre a união e a diferenciação.
06.
Relativamente à colocação dos eletrodomésticos,
Deixe espaço suficiente entre eles e o resto da cozinha para que possa movimentar-se sem problemas. Isto é especialmente importante quando nos referimos à máquina de lavar loiça ou ao exaustor.